Inteligência Artificial
IA na prática: adicionando recursos a um chatbot para exercício de novo idioma
2 minutos de leitura
Além de acelerar o desenvolvimento de software e o dia a dia profissional de diferentes áreas, a Inteligência Artificial tem muito a colaborar na área da Educação. Aprender um novo idioma, por exemplo, pode ser muito mais divertido unindo um chatbot e uma IA.
Uma prova de conceito (PoC) desenvolvida pelo time CWI já atestou a viabilidade de uma solução como essa. Diferentes recursos podem ser somados a um Large Language Model (LLM) como o GPT, criando um novo produto para o mercado.
Confira a seguir alguns exemplos de funcionalidades de um chatbot para estudantes!
Exemplos de recursos do chatbot
Atingir a sonhada fluência em um novo idioma envolve diferentes etapas. A prática é uma das principais e, por vezes, bastante desafiadora. Fatores como vergonha e falta de outras pessoas dispostas a conversar podem dificultar o processo.
Pensando nesses pontos, desenvolvemos uma solução que une chatbot e Inteligência Artificial para um de nossos clientes. A aplicação possibilita que estudantes pratiquem a escrita de forma conversacional, tratando de assuntos que sejam do próprio interesse.
Para isso, criamos recursos adicionais para somar às funcionalidades que a API da OpenAI, criadora do ChatGPT, disponibiliza gratuitamente para acesso aos seus modelos de IA. Um deles faz com que o chat esteja sempre incentivando o estudante a praticar mais, fazendo perguntas e gerando interações (que, aliás, não têm limite: o bate-papo pode acontecer por longos períodos sem necessidade de repetir diálogos previamente definidos).
Outro recurso adicionado foi o de memória. Se a pessoa comentar no chat que vai a uma festa de aniversário, por exemplo, numa próxima interação o modelo “lembrará” dessa informação. Assim, a conversa fica mais fluida e humanizada.
Um chatbot com diferentes personalidades
A experiência personalizada com o chatbot não é proporcionada somente em função dos recursos incorporados pelo time CWI. O próprio estudante tem um papel nisso, ao determinar quais temas serão abordados nas conversas — que obrigatoriamente ocorrerão no idioma fixado pelo nosso cliente.
Dessa forma, cada estudante pode ter um amigo virtual personalizado, para treinar a escrita durante conversas sobre temas de que gosta. O chatbot tem capacidade para assumir a personalidade de uma fã de futebol, um entusiasta de filmes e séries, um apaixonado por culinária… A imaginação do aluno é que manda.
Quer saber mais sobre personalização de ferramentas de Inteligência Artificial? Acesse nossos artigos sobre arquitetura RAG e fine-tuning. Caso queira conhecer mais um exemplo de aplicação corporativa, descubra como usar Inteligência Artificial para detecção de fraudes. Conte conosco para criar uma solução de IA sob medida para o seu negócio!