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Juntamente com a Black Friday, o Natal faz parte de uma das datas mais significativas para o e-commerce brasileiro. São milhares de pessoas que compram online na esperança de receber o melhor serviço no conforto de suas casas. Por tal motivo, a concorrência entre os varejos se acirra e a busca pelos métodos de vendas eficientes aumenta. 

Sendo assim, reunimos neste artigo 10 estratégias que vão fazer a diferença na hora da escolha do consumidor. A preparação para as vendas de Natal começam antes a partir do estudo de projeções para a época, controle de estoque e atenção às tendências de compras dos usuários. O clima natalino se instala e o último período do ano chega com ares de despedida, aquecendo novamente o mercado. 

De acordo com a NeoTrust, em 2020, mais de 301 milhões de compras foram realizadas em e-commerces por brasileiros. Dessa forma, o número de lojas virtuais aumentou em 40% comparado a 2019, buscando atender as expectativas dos consumidores, que estavam, na maioria, localizados em casa devido à pandemia do Coronavírus. 

Agora você compreende a grandeza dessa data e sabe que é importante a organização de estratégias coerentes com seus planos de venda. Nesse artigo você vai encontrar: 

1. Crie uma identidade única

 Em termos simples, relembre os usuários de que é Natal. Vista seu e-commerce com o clima natalino para atrair mais a atenção daqueles que estão navegando em diversas páginas pela internet. Tudo depende de como você quer que lembrem da sua marca nessa época do ano, então crie uma identidade que marque a memória e faça te visitarem seguidamente. 

Alguns jeitos de realizar isso são:

  1. Atualizando o tema da sua homepage;
  2. Adicionando imagens com o clima de festas;
  3. Criando novas landing pages;
  4. Gerando displays com as ofertas irresistíveis;
  5. Colocando pop-up banners com contagem regressiva para o Natal;
  6. Oferecendo brindes em troca de fidelidade. 

Além disso, é válido que que você altere suas redes sociais para formar uma identidade padronizada, única e atrativa.

No final, você pode realizar um checklist com todas as atualizações necessárias para seu painel administrativo. Conte com a ajuda do seu time para realizar a melhor identidade natalina possível, cativando seus consumidores e colocando seus produtos à disposição para necessidade de compra.   

2. Organize seus produtos para entregar mais valor

Se um botão de “adicionar ao carrinho”, incentivando o ato de compra, já faz a diferença na sua receita do final de ano, imagina o que uma organização estratégica de disposição dos produtos online pode fazer. A iniciativa não só atrai mais consumidores, como também facilita o aumento de vendas e acrescenta valor à navegação do site. 

Uma estratégia que pode ser bastante eficaz é a de oferecer produtos agrupados, ou até recomendados, para o usuário. Por exemplo, se você vai vender um celular, por que já não oferecer junto uma capa de proteção ou um fone de ouvido?

O benefício dessa tática é a forma como consumidores vão encarar a promoção. Para eles ou elas, comprar produtos agrupados pode se tornar mais vantajoso do que separados. Isso acontece porque a percepção de valor dos itens é aumentada quando unidos.

Imagem contendo o agrupamento de produtos, como um celular Smartphone, fones de ouvido bluetooth e capas anti impacto para o celular.
(Imagem ilustrativa da casasbahia.com.br)

Além dessa técnica, você também pode criar catálogos dos seus produtos a partir dos estilos de consumo, oferecendo artigos que tenham relação com a pessoa que está navegando pelo seu site. Dessa forma, você organiza suas mercadorias por categorias de valor, oferecendo formas personalizadas de navegação.

Imagem do site da loja da Arezzo, com ass categorias de Sapatos que existem. Vemos a categoria Brizza, Ocasiões, Salto, Bico e Bambini.
(Exemplo de categorização de produtos da loja Arezzo)

Outra dica simples é mostrar na sua homepage os produtos mais vendidos, ou aqueles que estão com promoções tentadoras. Assim, será uma maneira de dar mais ênfase em itens que possam levar o desejo de compra aos clientes.  

3. Simplifique o processo de venda do seu e-commerce

Nada é mais chato do que querer comprar alguma coisa online, mas o processo de venda ser demorado e ter informações confusas e desorganizadas. A forma de pagamento pode ser o diferencial que vai tirar o consumidor da dúvida sobre adquirir ou não o produto, por isso é muito importante que seu e-commerce tenha eficiência e agilidade nessa parte. 

Escolha bem as informações requeridas no processo de pagamento, pois quanto menor a quantidade, mais rápido o usuário poderá realizar a compra sem pensar duas vezes. O abandono de carrinho é um empecilho para a maioria dos e-commerces, por isso facilite o máximo possível, evitando que as pessoas desistam de adquirir no seu site. Além de garantir várias formas de pagamento, como cartões de crédito/débito, boletos, PIX, entre outros, você também pode criar a compra com 1 clique para aqueles que já realizaram uma aquisição anterior.  

Uma estratégia que abrange estudos sobre otimizações de taxas de conversão é a de CRO (Conversion Rate Optimization). Com ela, você aprimora constantemente os elementos do website, visando atrair e converter mais usuários. 

Através de testes e observações constantes nos dados de comportamento do usuário, é possível otimizar ainda mais a maneira com que as informações são apresentadas e utilizar gatilhos mentais que levam mais facilmente o usuário a converter na loja virtual. Faça uso constante de ferramentas de análise de métricas para gerar o fluxo mais adequado para a conversão, assim você diminui o abandono de carrinho, furos no funil de conversão, entre outros problemas no momento da compra.

Mantenha o foco

Sempre conduza o consumidor para a atitude que você deseja que ele faça dentro da página, evitando distrações e dúvidas. Todos os esforços devem ser focados em levar o usuário para a ação proposta.

Outro ponto importante é investir em bons textos, afinal, temos uma infinidade de tipos de usuários dentro do seu site e dúvidas podem aparecer a todo momento. Um bom título é aquele que atrai a atenção e resolve a dor do cliente, podendo ser o diferencial para permanecer na página.

Já no checkout, breves textos explicativos e descritivos definem a segurança necessária para o comprador seguir em frente e converter mais.

Nunca esqueça, mantenha-se atento aos dados. Veja quais são seus acertos e, principalmente, seus erros e pontos de melhoria. Com isso, você terá clareza para agir e corrigir os enganos o mais rápido possível para aumentar suas vendas no e-commerce.

4. Remarketing de vendas

Muito provavelmente você já teve contato com alguma estratégia de remarketing. Se, por exemplo, um anúncio sobre algo que estava procurando anteriormente apareceu sem que você esperasse, isso é remarketing. Tal iniciativa é muito importante para deixar o consumidor ativo em seu site, marcar na memória dele suas promoções e ofertas de produtos. 

Em época de Natal, esse método se torna crucial para adquirir mais vendas, pois qualquer pessoa que entrar no seu e-commerce é um potencial cliente. 

Organizar uma campanha de tráfego pago pode ser um tanto quanto complicado se você não tiver um objetivo claro mente. Por isso, limite e otimize seus gastos de acordo com o valor dos produtos que estará anunciando. Reserve um bom tempo da sua rotina para prestar atenção nos resultados e definir objetivos de acordo com suas necessidades. 

5. Inbound Marketing natalino

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo, criando um vínculo com o público-alvo que pode ser duradouro. A partir de textos, vídeos e podcasts, entre outros, você consegue estabelecer uma relação de confiança e interesse com o consumidor.

Dessa forma, a época do Natal abre uma série de possibilidades para explorar e converter usuários às compras. Para começar, a ideia de criar um guia de presentes pode ser vantajosa, a fim de mostrar seus produtos e facilitar o pensamento do cliente. Criando uma landing page que exiba todos os itens em um só lugar, o comprador é influenciado a adquiri-los sem ter a necessidade de procurar em outros lugares. 

Imagem com um guia de presentes. Existe um quadro, velas, toalha de rosto, abridor de vinho, sapatos mocassin, uma coqueteleira, guardanapos ilustrados, vaso de flores, entre outros.
(Imagem ilustrativa de um guia de presentes) 

Produza conteúdo especial natalino, assim você cativa os visitantes e os mantém por mais tempo em seu site. A utilização de gatilhos mentais nesses argumentos é outra estratégia que pode ajudar a convencer na hora da compra, tais como palavras de urgência (“últimas unidades”), escassez (“restam somente…”) e autoridade (“somos a empresa número 1 em…”). Eles servem como um estímulo que age diretamente no nível inconsciente do cérebro, automatizando ações de forma irracional. 

6. SEO focado em Natal

SEO, Search Engine Optimization, é a otimização para os mecanismos de busca utilizando abordagens orgânicas para conquistar melhores posições de ranqueamento e aquisição de tráfego. Essa estratégia é de suma importância para alcançar a maior quantidade possível de cliques em seu site. O bom ranqueamento em buscadores como Google e Bing permite que seu site ganhe visibilidade, adquirindo a credibilidade e a confiança dos usuários. 

Se você está procurando por táticas de marketing efetivas, a utilização de keywords é essencial para o SEO. Existem estudos por trás delas que se baseiam nos termos mais procurados e na performance deles. 

Para aparecer no tempo certo você deve estar atento às tendências de consumo online do seu público-alvo. Há ferramentas para validar as keywords mais procuradas, tais como Ahrefs, Semrush e Keywords Everywhere.

Além disso, você também pode utilizar o Google Trends para buscar os termos mais pesquisados no buscador mais popular do mundo. Como exemplo para demonstração, temos os termos: presentes de natal, ceia de natal e decorações de natal. 

Imagem ilustrando a estratégia de SEO no google trends, com os termos presente de natal, ceia de natal e decorações de natal. Percebemos que o gráfico sobe perto do mês de Dezembro.
(Imagem ilustrativa do Google Trends)

Juntamente com as keywords, é importante que seu site possua uma boa linkagem interna e externa. Uma forte presença de links passa autoridade para as suas páginas, embasando seus conhecimentos e fortalecendo a sua rede de conteúdo. 

Outra dica é realizar a descrição das imagens que forem adicionadas ao seu site. Dessa forma, você ganha pontos por acessibilidade e ajuda os buscadores a encontrar mais facilmente o seu material. 

7. Ofereça promoções irresistíveis

Época de festas também é sinônimo de promoções, todos estamos procurando ofertas e inspirações para as compras de Natal. Por isso, faça valer a pena o tempo que o consumidor passa em seu site, mostrando caminhos irresistíveis de compra. 

Para começar, realizar promoções diárias é uma estratégia que estimula a visita do usuário. Todos os dias, mostre novas ofertas para instigar a curiosidade e o desejo. Além disso, faça uma contagem regressiva para o Natal, colocando uma informação extra que gera um certo estímulo nas atitudes do consumidor. 

Uma estratégia para gerar mais credibilidade aos seus produtos é dispor de falas de prévios consumidores no seu website, a fim de convencer os novos. Além disso, organizar serviços adicionais para agradecer a confiança é uma ótima forma de incentivar visitas novamente. Por exemplo, você pode adicionar brindes exclusivos para aqueles que compraram itens selecionados ou realizar um plano de fidelidade com diferenciais. 

8. Cartões de presente

Alguns dos consumidores que estão comprando para outras pessoas podem não saber exatamente o que querem. Para esses indecisos, um cartão presente pode ser a melhor opção. 

Se você vai oferecer cartões presentes em seu site, certifique-se de que ele se encontra com facilidade e clareza de acesso. Afinal, você quer que o usuário saiba todas as opções que seu e-commerce fornece. Pode ser desde uma aba na sua homepage ou até uma landing page específica, mas o importante é que seja uma área única para o item. 

9. Personalize sua entrega

No Natal, a embalagem é tudo. Você não pode vender um produto sem pensar em entregá-lo como um presente, algo que o consumidor já tinha em mente quando adquiriu. A entrega é importante pois reforça a sua imagem de marca, elevando as expectativas do cliente. 

Além de um pacote bonito e temático, os clientes esperam frete grátis, algo que se tornou muito comum em grandes e-commerces, como Amazon e Mercado Livre, entre outros. De acordo com o Yahoo, frete grátis influencia 38% na decisão de compra. A estratégia se torna um regalo, não impactando economicamente seu negócio, pois o valor de entrega pode estar embutido no preço do produto. No entanto, preste atenção em deixar o prazo final para a encomenda chegar até o dia do Natal claro e disponível para todos. 

Tenha a sua estratégia pós-Natal definida, assim fica mais fácil de lidar com devoluções e perguntas frequentes. Muitas vezes, ter uma política de devolução mais longa gera segurança no consumidor ao fazer a compra, pois mostra que você tem flexibilidade com suas escolhas. 

10. Prepare suas redes sociais

Atualmente, as redes sociais funcionam como canais eficientes de comunicação, trazendo o público para mais perto do empreendimento, seja ele físico ou virtual. A construção de uma marca nesse ambiente é essencial para um bom relacionamento e um fortalecimento do branding

Faça campanhas singulares de Natal nos seus perfis, oferecendo conteúdos relevantes e sucintos. Afinal, redes sociais são de rápido acesso. Invista em materiais criativos e temáticos, presenteando recompensas aos seus seguidores, como cupons exclusivos e dicas únicas. Movimente seu público com posts visando o engajamento, sempre utilizando as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas. 

Por último, realize parcerias com influenciadores digitais que tenham seu nicho de audiência. Dessa forma, você alcança mais pessoas e ainda faz uma publicidade de confiança, pois sua marca será vendida por um rosto familiar.

Fique atento aos micro-influenciadores, eles são o ponto de contato com mercados menores, no entanto mais ativos no quesito de compras. Alguns aceitam permutas, o que torna o investimento mais acessível. Para encontrá-los consulte plataformas que auxiliam na comunicação, tais como Squid, Influency.me e Kuak.    

Natal de sucesso para sua loja online

Natal é época de comemorar e celebrar, por isso, atente-se às tendências desse momento. Seja festivo e tente iluminar a vida de todos pelo seu trabalho. Na mesma intensidade, lembre-se que você estará competindo com outros, sendo assim, pense nas estratégias de marketing para o seu e-commerce.

O Covid-19 mudou nossos hábitos de consumo. Compras online já são parte da rotina de muitos brasileiros. Ter um e-commerce estruturado e bem pensado é um compromisso com os negócios, assim como se manter atualizado das melhores táticas de venda. 

Neste Natal, utilize nossas 10 estratégias para aumentar suas conversões e conquistar novos clientes, aumentando sua influência online. Desejamos a todos boas festas com o melhor planejamento de marketing possível. Feliz Natal!     

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Fontes:


https://makewebbetter.com/blog/holiday-marketing-ideas-boost-christmas-ecommerce-sales

https://packhelp.com/christmas-marketing-ideas/

https://kiwisizing.com/blog/5-must-have-e-commerce-tools-to-help-you-boost-sales-at-christmas-and-holiday-seasons/

https://www.bertholdo.com.br/blog/vendas-no-natal-como-preparar-e-commerce/

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