Ir para o conteúdo

CWI Let’s Code: abrindo novas portas ao despertar o interesse de jovens pela TI

8 min. de leitura

Avatar de CWI.Digital House

CWI.Digital House Autor


A carreira na tecnologia nem sempre é uma possibilidade considerada por estudantes no final do Ensino Fundamental ou, até mesmo, no Ensino Médio — apesar da enorme (e crescente) demanda por talentos. O CWI Let’s Code é um programa que leva essa opção para escolas por meio de um evento dinâmico, divertido e gratuito!

Neste artigo, contamos tudo sobre a iniciativa, inclusive como solicitar a participação da instituição em que você atua. Continue a leitura e abra essa porta para os seus estudantes! 😉 

Navegue pelo conteúdo com os links abaixo!

🔝 O que é o programa Let’s Code

🔝 Razões para participar

🔝 Inscrição

🔝 Temas abordados

🔝 Formatos possíveis

🔝 Depoimentos

O que é o programa Let’s Code

O que poderia ter sido apenas um dia inusitado no escritório acabou sendo o princípio do Let’s Code. Em algum momento de 2016, o vice-presidente da CWI, James Bajczuk, levou suas filhas, então adolescentes, para uma visita à empresa. Pediu à Nádia Gandini, hoje gestora técnica, que mostrasse às meninas o que o time estava fazendo — na época, um dos projetos em que a equipe trabalhava era “apenas” a Máquina da Gratidão da Coca-Cola, aliás. 

Dali surgiu a ideia de criar uma maneira de apresentar o mundo da tecnologia para jovens familiares e amigos de integrantes da comunidade CWI. De encantar possíveis futuros talentos. E assim, em 2017, foi realizada a primeira edição oficial da iniciativa.

O Let’s Code é um programa de eventos realizados em parceria com escolas que proporciona contato direto de jovens com a área da tecnologia. Durante cerca de três horas, os estudantes encaram um desafio prático de programação e ouvem sobre possibilidades de carreira. Além disso, ainda interagem com experientes colaboradores da CWI, uma das maiores empresas de TI do Brasil.

Estudantes resolvendo desafio de programação com Arduino.

Para quem é o Let’s Code?

Os mais de 40 eventos já realizados atenderam estudantes com idades entre 10 e 20 anos. As atividades foram criadas pensando em dois grupos.

  • Turmas que estão terminando o Ensino Fundamental, no 8º ou 9º ano, e considerando a entrada em um curso técnico;
  • Estudantes do Ensino Médio (não técnico), pensando em um bacharelado ou tecnólogo.

Não há limitação em relação às escolas que podem participar — municipais, estaduais, particulares… Todas são bem-vindas! Já tivemos, inclusive, edições sem relação com instituições de ensino, como a Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança). O essencial é reunir uma turma de estudantes na mesma faixa etária. Tendo isso, a gente faz acontecer! 😊

Uma das formas de realizar o evento (veja todos logo abaixo) é on-line, de modo que é possível levarmos o Let’s Code para todo o Brasil. Não poderia ser diferente no programa de uma empresa que definiu o formato híbrido como a sua opção de modelo de trabalho.

Por que inscrever a minha escola?

Para a CWI, é muito evidente que a tecnologia abre portas. Afinal, é um mercado em plena expansão e com alta demanda por profissionais. Sabendo do potencial transformador que isso significa para a sociedade brasileira, nós fazemos o possível para apresentar essas possibilidades aos alunos que participam do Let’s Code.

A dinâmica, realizada de forma totalmente gratuita para as escolas, mostra para os adolescentes que o trabalho com a tecnologia não é um bicho de sete cabeças e está ao alcance de todos, até porque não é necessário ter formação acadêmica para ser um profissional de gabarito nessa área. O ambiente criado envolve métodos lúdicos e imersivos que cativam os estudantes e desfazem mitos da área de TI.

A importância da iniciativa foi reconhecida em uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O Let’s Code está contemplado no programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, que busca aprimorar o ensino na Rede Pública Estadual. O convênio facilita, por exemplo, o deslocamento de turmas até a sede da CWI, uma das possibilidades de formato do programa.

Estudantes assistindo a uma palestra sobre programação.

Como inscrever a sua escola no Let’s Code

Os eventos acontecem ao longo de todo o ano, conforme a demanda das escolas. Para solicitar a participação da instituição em que você atua, basta preencher o formulário de inscrição. De nossa parte, repetir as parcerias com escolas para alcançar novas turmas é mais do que incentivado! 😊

Se você já tem uma data em mente, pedimos que entre em contato conosco com, no mínimo, duas semanas de antecedência. Para que possamos organizar todo o processo, solicitamos nome da escola, seu nome e telefone, cidade, estado, qual série será impactada e formato desejado (veja as possibilidades logo mais). Depois de preencher o formulário, é só aguardar. A CWI entrará em contato com você para combinar tudo.

Como é o desafio prático e sobre o que falamos

Nada como colocar a mão na massa — ou melhor, no código — para realmente experimentar uma nova possibilidade, não é mesmo? Por isso, o Let’s Code inclui um momento em que os estudantes trabalham com um software e já veem o resultado acontecendo no hardware.

Nos casos em que o evento é presencial, temos seis kits de computadores e Arduinos para a realização da atividade. Quando vai até a escola, a CWI leva esses equipamentos, de modo que a instituição precise proporcionar apenas tomadas para ligá-los e uma parede livre para a projeção dos conteúdos.

A parte mais teórica do evento aborda temas que buscam despertar o interesse dos estudantes pela área da tecnologia. Confira abaixo alguns deles!

  • Onde a tecnologia está presente no dia a dia
  • Dúvidas sobre qual carreira seguir
  • Razões para aprender programação
  • Soft skills: organização, foco, raciocínio lógico, comunicação…
  • Quais são as possibilidades de cursos de TI
  • Diferentes formas de atuação dentro da área
  • Como começar a carreira de TI

Sempre que possível, levamos para o evento integrantes do time CWI que tenham vindo da mesma região onde está a escola. O objetivo é incentivar um vínculo de identificação dos alunos com os monitores, aproximando realidades e tornando a carreira na TI mais factível.

Possibilidades de formatos do Let’s Code

A CWI disponibiliza quatro maneiras de aproximar o mundo da Tecnologia da Informação de jovens em idade escolar: on-line, presencial na empresa, presencial na escola e edições especiais. Todas permitem que o estudante solicite um certificado de participação no fim do evento. Nos tópicos a seguir a gente explica cada formato.

Antes, porém, só um comentário: somos suspeitos, mas o nosso preferido é receber as turmas na nossa sede de São Leopoldo (RS). É um prazer ver os adolescentes conhecendo o parque tecnológico Tecnosinos, sendo apresentados ao ambiente físico que temos aqui na CWI, observando os nossos times em ação… Por vezes, é um novo mundo que se abre, que impressiona, que dá esperança.

On-line

Nesta opção, o encontro da CWI com os estudantes ocorre pelo Zoom ou outra ferramenta de comunicação definida pela escola. É necessário um mínimo de 15 pessoas e os alunos precisam apenas de:

✅ Computador;

✅ Acesso à Internet;

✅ Navegador Chrome atualizado;

✅ Aplicativo do Zoom instalado (ou da ferramenta selecionada pela escola).

O conteúdo é o mesmo tanto no formato presencial quanto no on-line. A única diferença é que, no segundo, os estudantes interagem com uma simulação do Arduino, em vez do equipamento físico, e fazem isso individualmente, não em grupo.

Presencial na CWI

Para o formato presencial em que as turmas vão até a sede da CWI em São Leopoldo (RS), pedimos que os grupos tenham entre 20 e 35 pessoas, com pelo menos um professor ou professora presente. Pais e responsáveis que possam acompanhar a visita também são bem-vindos — sabemos da importância da sua visão na hora da decisão dos(as) filhos(as) sobre carreira.

A responsabilidade pelo deslocamento até a CWI fica com a escola, mas o restante é conosco. 😊 A equipe do Let’s Code recepciona as turmas e as leva até o nosso auditório, onde os estudantes são divididos em grupos de cinco pessoas.

A dinâmica prática acontece com revezamento de papéis entre os integrantes dos grupos: piloto(a), copiloto(a) e plateia. O estudante troca de função a cada três minutos, de modo que todos possam ir para o teclado e programar. É um momento muito rico, que exige comunicação, trabalho em equipe e objetivos em comum — habilidades fundamentais no dia a dia do mercado de TI.

Além dos dois instrutores que costumam ministrar o evento, nas edições presenciais também contamos com até cinco monitores do time da CWI para auxiliar os estudantes durante o desafio de programação.

Presencial na escola

O formato da dinâmica em que a CWI vai até a escola é o mesmo que realizamos quando recebemos as turmas na CWI. Porém, neste caso, precisamos contar com uma certa preparação do espaço em que o evento acontecerá, pensando em turmas de 20 a 35 pessoas.

✅ Espaço com mesas e cadeiras organizadas para grupos de até cinco participantes;

✅ Tomadas para ligar os equipamentos (um notebook por grupo, além do projetor e do notebook para a apresentação);

✅ Uma parede livre para projeção do conteúdo.

Nós podemos realizar o evento para mais de uma turma na sua escola! Basta organizarmos para que cada uma participe em um turno no mesmo dia, otimizando o nosso deslocamento.

A CWI leva e empresta todos os equipamentos eletrônicos necessários para execução do evento. O único investimento por parte da escola é referente aos custos para deslocamento da nossa equipe até a instituição.

No momento, este formato é indicado para instituições da região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde está alocada a equipe do Let’s Code. Caso você tenha interesse em levar uma edição presencial para escolas de outras regiões do estado, entre em contato para pensarmos juntos em como fazer acontecer.

Edições especiais para indicações da comunidade CWI

Também proporcionamos edições especiais do Let’s Code para familiares, amigos e conhecidos do time CWI. Duas vezes por ano — na época das férias escolares de inverno e no início das férias de verão — nós divulgamos um formulário no qual toda a equipe tem espaço para fazer indicações.

Pode participar do evento qualquer jovem com 12 anos ou mais. Essas edições especiais acontecem na sede CWI de São Leopoldo (RS), possibilitando que os adolescentes vivenciem o local de trabalho de seus familiares e amigos de forma direta e divertida.

As experiências de quem viu na prática

💬 A Nádia Gandini, uma das idealizadoras do Let’s Code, conta como o evento cativa os jovens e os faz experimentar novas possibilidades.

“É muito legal observar a dinâmica do Let’s Code acontecendo. Algumas crianças, no início, não querem participar, ficam com medo, dizem que não vão encostar e não vão fazer… Mas, no decorrer da dinâmica, elas se empolgam e é surpreendente! É perceptível que aquele momento, de fato, vai fazer diferença para alguns na hora de escolher a profissão porque a gente realmente abriu uma porta que eles nem imaginavam que existia.”

💬 A Patrícia de Araújo, analista de sistemas na CWI, sugeriu que o irmão participasse de uma edição do Let’s Code e o efeito foi mais do que bem-sucedido. Confira o depoimento dela abaixo!

As inscrições para o Let’s Code estão sempre abertas! Inscreva a sua escola agora mesmo!


O Let’s Code é um dos três programas de formação da CWI para quem quer iniciar na área da tecnologia. Saiba mais sobre o Reset (mudar de carreira) e sobre o Crescer (nosso programa de estágio) no nosso Hub de Conteúdo!


Gostou?