Institucional
CWI marca presença no VTEX Day, evento importante de inovação e e-commerce
7 minutos de leitura
A CWI esteve presente no VTEX Day 2023, um dos maiores eventos de inovação e e-commerce do Brasil, que ocorreu nos dias 5 e 6 de junho, em São Paulo. Representada pelos cwisers Edson Caruso, gerente de contas, e Diogo Pinheiro, gestor técnico, a participação é motivada pela importância de acompanhar tendências e tecnologias do comércio online.
“A CWI é uma empresa atual e por dentro de todas as novidades quando o assunto é tecnologia. Participar de acontecimentos importantes como esse é essencial para nos mantermos atualizados em um mercado que está em constante transformação”, ressaltou Caruso.
Há 14 anos, o VTEX Day tem se consolidado como um evento fundamental para o setor de e-commerce, pois reúne todos os elementos necessários para o nicho: clientes, fornecedores e influenciadores do ramo do varejo. O tema deste ano foi “O Dia de Fazer Acontecer” e teve oito palcos com mais de 200 palestrantes.
A relevância do VTEX Day está em sua capacidade de promover o crescimento e o avanço do e-commerce. Ao proporcionar um ambiente propício à interação, à partilha de ideias e à criação de parcerias estratégicas, o evento torna-se um ponto de encontro essencial para profissionais que procuram atualizar e promover a sua atuação no contexto dinâmico do e-commerce.
Na edição deste ano, o palco principal trouxe três mulheres inspiradoras que compartilharam um pouco de suas trajetórias. Gisele Bündchen contou que, ainda jovem, aos 14 anos de idade, saiu de uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul para tentar ser modelo na maior metrópole do país. Após muitos desafios, hoje ela é a modelo mais bem-sucedida do planeta.
Também jovem, aos 16 anos, a australiana Jessica Watson decidiu atravessar o mundo com seu pequeno barco e, contrariando todas as probabilidades, após enfrentar muitas tempestades em alto mar e sete meses de superação, Jessica conseguiu realizar seu feito.
Por fim, Karol Meyer, a brasileira recordista em apneia, compartilhou os desafios e técnicas que uma campeã em apneia precisa enfrentar para ser bem-sucedida nesse esporte, que é um dos mais perigosos que existem.
Segundo nosso cwiser Diogo Pinheiro, o evento proporcionou um espaço valorizado para a discussão das ideias relacionadas à igualdade e diversidade. “Participar do VTEX Day e presenciar o protagonismo dado às mulheres foi uma experiência inspiradora. Foi incrível ver líderes femininas compartilhando suas histórias de sucesso e perspectivas únicas sobre seus espaços de trabalho”, afirmou.
Dia 1
O painel “Quebrando barreiras: Como as mulheres podem moldar o futuro e transformar a realidade da liderança nas empresas”, foi conduzido pela diretora de negócios da Época Cosméticos, Christiane Bistaco; a diretora de growth marketing & produto da Whirlpool, Tatiana Cury; a diretora sênior de marketplace do Mercado Livre, Julia Rueff; e a VP de CX da VTEX, Rafaela Rezende.
O cenário foi de mulheres importantes destacando a importância da diversidade e liderança feminina e o compartilhamento de vivências relacionadas à diversidade, igualdade de gênero e transformação empresarial.
Em sua apresentação, Júlia ressaltou como o Mercado Livre tem evoluído com presença de mulheres e diversidade, apesar do mercado ainda ser majoritariamente masculino. “As mulheres contribuíram muito para o mercado, principalmente as mulheres que são mães, pois elas demonstram grande empatia com quem é pai e mãe dentro da equipe. É importante ver que, atualmente, há mais mulheres se apoiando do que competindo entre si”, disse.
Outro exemplo de destaque inspirador é a Magalu, onde, embora ainda haja predominância masculina em cargos mais altos como direção e CEO, possui uma grande parte de suas posições de liderança ocupadas por mulheres. O programa Luiza Code foi destacado como um dos responsáveis por capacitar as mulheres na área da tecnologia.
Tatiana Cury, ao representar a Whirlpool, destacou a importância de desmistificar o conceito de que o trabalho doméstico é responsabilidade exclusiva das mulheres. “É importante comunicar que essas responsabilidades são compartilhadas por todos. Além disso, precisamos quebrar os estereótipos de gênero no início das carreiras e adotar características consideradas masculinas, como competitividade e pragmatismo”, ressaltou.
Por fim, o painel reconheceu os desafios e como as organizações estão buscando soluções para moldar um futuro mais inclusivo e transformador.
Painel: Acelerando a inovação no varejo
No segundo painel, que foi conduzido pelo general manager da AWS, Ravi Bagal, e o cofounder & chief of staff da VTEX, trouxeram para o debate a busca por garantir a constante atratividade dos consumidores.
Os participantes enfatizaram a importância de melhorar a experiência do consumidor em todos os canais, sejam eles online ou físicos. Um dos pontos abordados foi que, embora o consumidor seja a mesma pessoa em ambos os ambientes, a experiência costuma ser diferente, o que pode impactar na satisfação e na fidelidade do consumidor.
Houve um consenso que, para uma experiência mais consistente, são necessárias atualizações dos sistemas, principalmente aqueles considerados desatualizados. “Isso geralmente leva a integrações complexas e experiências diferentes. Os consumidores querem uma experiência consistente e integrada em todos os pontos de contato, destacando a importância de mudar a visão do negócio”, disse Ravi.
Outro ponto discutido no evento foi a integração das equipes de negócios e tecnologia. Os palestrantes compartilharam suas experiências e perspectivas sobre a importância de equipes multidisciplinares, onde o conhecimento do negócio se mistura com o conhecimento técnico. Segundo eles, essa estreita cooperação e compreensão mútua são consideradas essenciais para impulsionar a inovação e alcançar melhores resultados.
No geral, o painel enfatizou a necessidade de melhorar a experiência do consumidor, consolidar os canais de vendas, alavancar a inovação tecnológica e promover uma colaboração mais próxima entre as equipes de negócios e tecnologia. Essas discussões são projetadas para capacitar as empresas do setor de comércio eletrônico a criar o futuro e oferecer experiências superiores ao consumidor.
Painel: C&A e Forever Liss inovando na comunicação com TikTok e se aproximando a diferentes públicos alvos.
Participaram deste painel o head de ecommerce e marketing da Forever Liss, Vander Teodosio; a diretora de marketing da C&A, Mariana Moraes, e a partnership ISV leader e especialista de digital commerce da VTEX, Liliana Carvajal.
O conteúdo foi mais focado no TikTok como ferramenta que tem grande potencial de alcançar novos públicos e aumentar a base de clientes. Segundo Mariana, a C&A trabalha com a plataforma há quase dois anos e conseguiram desmistificar algumas crenças, principalmente de que é uma rede só para jovens.
Um ponto-chave enfatizado pelos palestrantes foi que precisamos abordar o TikTok de maneira diferente de outras plataformas. Não se trata apenas de comparar resultados, mas também de construir parcerias e respeitar a comunidade Tiktoker. As empresas foram incentivadas a criar conteúdo dinâmico e rápido com foco no envolvimento do usuário. A Forever Liss, por exemplo, adotou essa postura para oferecer conteúdos educativos sobre cuidados com os cabelos.
A questão de como vincular o TikTok ao comércio eletrônico também foi discutida. Destacou-se que a conexão deveria ser mais ampla do que direta. A hashtag #tiktokmademebuyit (feito para comprar no TikTok) foi apontada como uma forma eficaz de aumentar as conversões de vendas.
Algumas empresas, como a C&A, têm equipes dedicadas a analisar o potencial do TikTok, realizar briefings e trabalhar com criadores de conteúdo. A ênfase estava em dar aos desenvolvedores mais liberdade para trabalhar sem forçar mensagens “compre-me” ou “a empresa convida você”. Os resultados mostram que funciona melhor quando o conteúdo é autêntico e natural.
Painel: Em boa companhia: como Reserva e Kenner montam suas estratégias de collabs
O painel, comandado pela gerente de e-commerce da S2 Holding, Mônica Lamarca; pelo diretor de marketing digital e head de novos negócios da Reserva, Pedro Cardoso; e a costumer excellence manager da VTEX, Ligia Garcia, tratou sobre a importância de escolher parceiros de colaboração com credibilidade.
Os painelistas debateram como as colaborações no e-commerce precisam evitar associações com marcas em decadência e entender a linha do tempo da empresa. A parceria de sucesso entre Reserva e Flamengo foi citada como inspiração para outras marcas buscarem colaborações com outros times brasileiros de futebol e também explorarem colaborações que sejam estratégicas.
Dia 2
Painel: Como programas educacionais estão aumentando a contratação de grupos sub representados nos ambientes corporativos
O segundo dia de evento levou ao palco um painel importante liderado pelo presidente do Instituto Gueto, Vitor Del Rey; CEO e cofundador do Instituto Bold, Thiago Samu; e digit.all leader e hiring for growth da VTEX. A temática tratou como são importantes programas que incentivam minorias a ingressarem na área da tecnologia.
O debate tratou sobre educação abrangente e transformadora que não apenas quebre barreiras e estereótipos, mas também forneça a grupos sub-representados os recursos de que precisam para acessar oportunidades de emprego significativas e com altos salários.
Os programas educacionais desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente de negócios mais diversificado e equitativo, fornecendo uma base sólida para envolver e capacitar esses grupos. Na CWI temos exemplos desses programas como o Crescer, que foca em formação técnica; o Lets Code, que incentiva os jovens a conhecerem o mercado de tecnologia; e ainda o Reset, voltado para quem busca mudar de carreira.
Painel: Contratar ou construir produtos digitais?
Um painel de discussão durante o evento enfocou o tema sobre produtos digitais e apresentou diferentes perspectivas de empresas conhecidas. O Carrefour enfatizou que os produtos digitais têm o potencial de maximizar o valor do cliente. Existe hoje uma grande proximidade entre áreas de negócio e áreas de produto, permitindo estratégias coordenadas e integradas. A equipe de tecnologia também está cada vez mais próxima do negócio.
Outras empresas, como a Whirlpool, compartilharam sua abordagem de testar ferramentas já existentes, desenvolvidas por especialistas. À medida que essas ferramentas se tornam essenciais para a empresa e se adquire experiência, a decisão é tomada para desenvolver uma solução própria internamente. Já a DPSP ressaltou a importância de experimentar ferramentas já existentes, avaliando o resultado obtido e decidindo se vale a pena investir no desenvolvimento interno. Em alguns casos, focar nos resultados pode ser mais vantajoso do que construir uma solução do zero.