Tecnologia
Experiência do Consumidor: 5 dicas de como utilizar a tecnologia como aliada!
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O caminho para fidelizar clientes pode ser desafiador e trabalhoso, entretanto, é recompensante para a sua marca. Segundo pesquisas da Vonage, companhia provedora de comunicação, as experiências positivas dos consumidores com uma empresa podem potencializar a lealdade deles em até 70%.
Sendo assim, reunimos estratégias que irão estimular seu pensamento sobre a importância e o impacto que a tecnologia pode trazer à experiência do seu consumidor. Afinal, cada vez mais, percebemos o quão indispensável ela é em nosso dia-a-dia. Abaixo, 5 dicas para utilizá-la como aliada.
1- Invista no Omnichannel
Essa estratégia é conhecida por permitir uma convergência entre o virtual e o físico, estreitando a relação online e offline. A partir de métodos e soluções, o usuário sente-se integrado e bem atendido em todas as ações disponíveis nos canais da marca, tendo contato com as mesmas comunicações, linguagens, identidades e valores da empresa, seja em uma compra na loja física ou pedido via e-commerce.
Para proporcionar ao cliente uma experiência homogênea, dificuldades surgem no caminho, e algumas das soluções são apresentadas pela tecnologia da informação. O papel da TI, neste caso, consiste em criar sistemas que facilitem as operações e logísticas da integração dos canais. Com o omnichannel, a marca adquire um valor de presença muito expressivo na mente do consumidor.
2- Explore a Inteligência Artificial (IA)
O futuro já está aqui. Máquinas, dispositivos e sistemas de software já possuem a capacidade de pensar como seres-humanos, aprendendo, interpretando e raciocinando por si só, sem a necessidade de uma ajuda externa. Investir nessa inteligência pode oferecer ao seu negócio um diferencial importante, elevando seu potencial em relação aos concorrentes.
O IA pode transformar seu e-commerce incrementando a experiência do usuário. A partir da coleta de dados e do comportamento do cliente dentro da plataforma, pode ser ofertado um serviço de personalização, recomendando artigos especiais para aquele que está navegando, aumentando seu engajamento e aquisições. Além de melhorias na jornada de compra, essa tecnologia pode oferecer um atendimento ao consumidor mais prático e em conta.
3- Tenha uma navegação amigável
Para alcançar esse objetivo, é necessário um investimento em UX (user experience) para a sua loja virtual. Apenas através de estratégias satisfatórias, design de interface atraente e facilidade de navegação no site, sua marca terá uma conquista de consumidores.
Um exemplo focado em experiência do usuário já realizada pela CWI, buscando impactar mais clientes, foi uma inovação e atualização do checkout presente no site de uma empresa varejista brasileira. A partir de um estudo sobre o comportamento do consumidor, foi realizado e sistematizado um carrinho de compras que atendesse todas as necessidades do usuário, facilitando a finalização do pedido.
Além do checkout, existem outros objetivos em UX que contribuem para uma valorização do ambiente online, como acessibilidade, aproximação da marca com seu público, usabilidade e layout inteligente.
4- Dê importância para a sustentação
O SAC sempre foi uma parte muito visível e conhecida pelos consumidores , no entanto, é a parte invisível a eles que é crucial para o bom relacionamento da marca com os mesmos. O serviço de sustentação, oferecido por empresas como a CWI, permite que haja um monitoramento constante dos sistemas críticos do negócio, como aqueles presentes na área de logística, financeira e operacional das lojas, tanto físicas, como virtuais . Assim, há uma equipe sempre disposta a atender os problemas que podem impactar na decisão de compra do cliente.
Pegando como modelo as sustentações ativas, o time CWI, nos seus respectivos projetos, é responsável por monitoramentos de serviços, atendimentos de incidentes e solicitações, atuação em crises e correção de problemas. O conhecimento técnico e a agilidade são essenciais para um funcionamento exemplar, pois se esse trabalho não for feito com qualidade, pode impactar na experiência do consumidor, desvalorizando a imagem da sua empresa.
5- Integre internamente todas as áreas
Para demonstrar organização externamente, é necessário que ela inicie-se internamente. Afinal, a ideia de vender o inexistente não conquista clientes. A integração de todos os setores e logística da empresa permite uma automatização de todos os processos, incluindo gestão de estoque e controle de caixa.
Além da clareza na visibilidade dos resultados do seu varejo, seja ele físico ou virtual, os sistemas de automatização desenvolvidos pela CWI possibilitam que seu cliente vire o foco prioritário, visto que não há necessidade de preocupação com a operação das lojas. A partir desses sistemas, ocorre a integração da parte administrativa e do ponto de venda, controlando o estoque, os produtos, os preços e promoções, e a forma como se apresenta a logística dentro do seu negócio.
Construir uma relação de confiança e fidelização com o cliente pode diminuir o esforço de conquista de novos, e aumentar suas vendas. Entretanto, a tecnologia deve ser uma aliada e, para isso, investimentos devem ser feitos nessa área. A CWI oferece soluções de TI a partir das necessidades específicas do seu negócio, sempre visando um resultado de qualidade e que impacte os consumidores da sua marca.
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