Ir para o conteúdo
Pessoas conversando em frente a um monitor com código na tela. Pessoas conversando em frente a um monitor com código na tela.

IDP Backstage reduz processo de 3 dias para 5 minutos

Personalização da plataforma criada pelo Spotify permite que a criação de serviços seja também menos sujeita a erros.

Durante a migração do local de hospedagem em nuvem do e-commerce do GPA, o time CWI que atuou no projeto percebeu uma oportunidade de melhoria que continua trazendo benefícios mesmo após a conclusão da iniciativa.

Além de um aumento de produtividade, a nova solução diminui as chances de erros no processo de desenvolvimento de software. O ganho para o negócio é evidente: mais velocidade, menos desperdício e maior padronização, facilitando futuras manutenções no código. Saiba mais a seguir!

Backstage: ganho de produtividade

Disponibilizado pelo Spotify, o Backstage é um portal interno do desenvolvedor (IDP, do inglês internal developer portal). É uma ferramenta que abstrai a complexidade operacional, permitindo que os times de Engenharia de Software Estratégica se concentrem mais no negócio e menos na infraestrutura.

A CWI criou uma versão personalizada dessa plataforma para o GPA, o Atlas. Com ele, a companhia líder do e-commerce alimentar no Brasil passou a criar novos serviços com muito mais agilidade e segurança.

Antes, a criação manual de um serviço envolvia diversas etapas, levava até 3 dias e era sujeita a falhas. Com o Atlas, esse processo passou a ser feito em apenas 5 minutos, utilizando templates parametrizáveis e automações que padronizam e aceleram o setup inicial.

Além disso, o serviço criado já é automaticamente registrado no catálogo da ferramenta, facilitando o rastreamento por time e responsável. As dependências de cada novo serviço também são registradas no processo, o que permite um mapeamento claro da arquitetura e facilita o diagnóstico de impactos em mudanças futuras.
Homem de costas com smartphone na mão em frente a um notebook aberto.

Visibilidade unificada com funcionalidades do Atlas

  • Tags e read me: cada serviço é facilmente identificado e documentado.
  • Builds e pipelines executadas: facilitam o acompanhamento do histórico de deploys.
  • Pull requests: visibilidade dentro do próprio Atlas sobre o fluxo de revisão de código.
  • Visualização de instâncias no Kubernetes por ambiente (produção, homologação, desenvolvimento): ajuda a entender rapidamente onde e como cada serviço está operando.
  • Dados de qualidade de código via SonarQube: integra métricas automaticamente e permite correções antes que problemas se tornem críticos.
  • Relatórios de erro: permitem priorizar correções com base em impacto real, contribuindo para a estabilidade do sistema e melhor experiência do usuário.
Monitores com gráficos e o logotipo do GPA.

A personalização do Backstage com o Atlas representa mais um passo do GPA rumo a um ecossistema de tecnologia moderno, escalável e orientado à eficiência. Esse projeto é um desdobramento direto da parceria entre CWI e GPA no processo de migração de nuvem: conheça também o case de FinOps que reduziu em 53% os custos com cloud!

Referências

ANGELISKI, Rogerio (2022). “Backstage — O que é isso?”. Disponível em: https://medium.com/rd-shipit/backstage-o-que-%C3%A9-isso-2038eb90ca0e. Último acesso em: 19/05/2025.

RED HAT (2023). “What is an internal developer platform?”. Disponível em: https://www.redhat.com/en/topics/devops/what-is-an-internal-developer-platform. Último acesso em: 19/05/2025.


Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

Vamos falar sobre as melhores soluções para o seu negócio.

Entre em contato