Líder do e-commerce alimentar no Brasil, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) contou com a Engenharia de Software Estratégica da CWI para mudar a plataforma de nuvem onde o seu e-commerce estava hospedado, sem prejuízo para a operação.
Isso porque concluímos o projeto com tempo de inatividade praticamente zero (zero downtime). Ou seja, fizemos todas as mudanças e atualizações interrompendo o serviço do e-commerce por apenas 2 horas.
O processo de migração de nuvem durou 6 meses, durante os quais colaboramos com a criação de processos e funcionalidades que serão benéficos também em outros projetos. A sinergia entre as equipes da CWI e do GPA é, sem dúvidas, um dos motivos pelos quais o trabalho foi tão bem-sucedido. Conheça outros a seguir!
Parceria na estratégia de migração de nuvem
A partir disso, iniciamos o processo de definição do que de fato seria migrado e quais funcionalidades haviam deixado de ter utilidade, podendo ser desativadas. Decisões estratégicas foram fundamentadas com apoio da base técnica e da experiência do time CWI, fortalecendo a parceria com a companhia.
A complexidade do projeto exigiu, inclusive, que novos conhecimentos fossem adquiridos pelos cwisers da equipe ao longo do percurso. O mergulho na plataforma Kafka é um exemplo de desafio como esse — cumprido com sucesso em um curto espaço de tempo.

Melhorias na arquitetura da nuvem
O time também utilizou a oportunidade de migração de plataformas de nuvem para alinhar padronizações e passar a usar infraestrutura como código (IaC), processo que a Google define como “provisionar e gerenciar a infraestrutura de aplicativos de software usando código em vez de interfaces gráficas do usuário ou scripts de linha de comando”.
Trata-se de uma vantagem em relação ao gerenciamento manual porque a IaC é menos propensa a erros e permite criar e alterar a infraestrutura de cloud de maneira segura e escalável.


Estratégia de ondas
Para garantir o perfeito funcionamento do e-commerce durante todo o processo, o GPA utilizou a estratégia de ondas, iniciando a migração pelos elementos menos críticos e fazendo a mudança em etapas.
Um dos serviços necessários para o sucesso dessa estratégia foi criado pelo time CWI especialmente para esse projeto. A solução automatizou a migração de filas do agente de mensageria RabbitMQ entre as plataformas de cloud, o que acelerou o processo e reduziu a chance de erros e esquecimentos.
Outra iniciativa dos colaboradores da CWI que atuam junto ao GPA foi a documentação de todos os mais de 400 serviços necessários ao e-commerce. A catalogação foi facilitada com o uso do Atlas, uma personalização do Internal Developer Portal (IDP) Backstage, criado pelo Spotify.
Uma das funcionalidades do Atlas é um template que facilitou a catalogação dos serviços para todos os times responsáveis por eles. A ação contribuiu para uma melhor tração da migração e continuará sendo útil no GPA mesmo agora que o processo já foi concluído.


“Com a adoção da nuvem, conquistamos um controle muito mais eficiente dos custos operacionais, eliminando a necessidade de pesados investimentos em infraestrutura física. Evitamos gastos massivos com aquisição e renovação de hardware on-premises, que era a causa de diversas crises no ambiente, comprometendo a inovação tecnológica. O sucesso do projeto é fruto de um trabalho colaborativo e incansável de equipes internas e externas, que juntos superaram desafios e alcançaram resultados extraordinários.”
Eduardo Bulhões de Araujo
Arquiteto de Soluções de TI – GPA
O trabalho de FinOps em e-commerce foi apenas um dos projetos da parceria entre GPA e CWI. Conheça também o case de personalização com Customer Data Platform!
Tecnologias utilizadas no projeto
Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:
-
Google Cloud Platform (GCP)
-
Apache Kafka
-
RabbitMQ