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Sobre um fundo na cor cinza claro há um smartphone. Ao lado há ilustrações de telas de e-commerces da Arezzo. Sobre um fundo na cor cinza claro há um smartphone. Ao lado há ilustrações de telas de e-commerces da Arezzo.

Recomendações de produtos com Inteligência Artificial

A solução tem proporcionado uma experiência personalizada nos e-commerces da empresa.

A CWI tem sido uma parceira fundamental da Arezzo, contribuindo para implementar inteligência artificial nos e-commerces da marca, otimizando processos e reduzindo o tempo necessário para atualizar as recomendações de produtos. Essa colaboração permite que a Arezzo ofereça sugestões de produtos sob medida instantaneamente às suas clientes, aprimorando a jornada de compra e potencializando as vendas.

A maior varejista de calçados femininos fashion na América Latina, está utilizando inteligência artificial (IA) para aprimorar as recomendações de produtos em seus e-commerces. Anteriormente, utilizando uma ferramenta manual, a empresa enfrentava desafios na criação e manutenção das regras de recomendação de produtos. Sempre que uma nova coleção era lançada, os profissionais precisavam atualizar todas as regras, cadastrando novas informações.

Essa abordagem demandava muitos esforços e limitava a capacidade de adaptação às preferências das clientes, exigindo ajustes frequentes e gerando dificuldades operacionais. Às vezes, a equipe criava tantas regras específicas que se tornava difícil mantê-las, modificá-las e compreender exatamente o que estava sendo recomendado.

Em 2021, a Arezzo realizou uma prova de conceito interna com o Personalize da AWS, uma ferramenta de recomendação de produtos baseada em IA. Após o sucesso da POC, o sistema foi transformado em um produto viável, sendo inicialmente implementado nas marcas Arezzo, Schutz e ZZMall. Posteriormente, a recomendação de produtos foi expandida para as marcas Anacapri e Vans, com o objetivo de aprimorar ainda mais a experiência do cliente. A IA foi integrada aos aplicativos das marcas, proporcionando recomendações de produtos personalizadas também em dispositivos móveis.

Sugestões em tempo real

Uma das características mais marcantes dessa implementação reside na sua capacidade de oferecer recomendações de produtos personalizadas em tempo real, adaptadas ao comportamento das clientes durante a navegação nos sites. O sistema de IA abrange diversos pontos de interação das clientes, desde eventos automáticos gerados durante a navegação no site até dados cadastrais dos produtos fornecidos pela própria marca.

A Arezzo consegue, inclusive, sugerir produtos mesmo quando o usuário não está logado, utilizando o histórico de interações do dispositivo. Ademais, a empresa utiliza dados de compras das clientes em lojas físicas para personalizar as recomendações de produtos no e-commerce.

A Arezzo recomenda produtos com base na interação das clientes no site, seu comportamento e características dos produtos, usando uma árvore de classificação. Eles consideram o contexto da cliente, como promoções, sem mudar suas preferências. Quando há problemas de desempenho, realizam análises, testes A/B e funcionais, e podem retreinar o modelo de IA ou reconsiderar o tipo de recomendação. 

Adicionalmente, são aplicadas regras externas à inteligência artificial, tais como a exclusão de produtos já comprados ou fora de estoque, permitindo ajustes e personalizações adicionais no processo de recomendação.
Mulher branca, de cabelos loiros segurando um aparelho celular.
Na imagem temos dois smartphones. Na tela deles há imagens do site da Arezzo. Ao lado há um notebook. Na tela dele há imagens do site da Arezzo. Ao lado há a imagem das pernas de uma mulher. Elas são brancas e nos pés há sapatos do modelo scarpin na cor preto.

Schutz: catálogos sob medida

Em 2022, a Schutz expandiu seu catálogo para incluir vestuário, anteriormente concentrado principalmente em bolsas, calçados e acessórios. Esta mudança estratégica foi acompanhada por inovações significativas em sua plataforma online, visando oferecer uma experiência de compra mais completa e personalizada às suas clientes. 

A empresa investiu em tecnologia para entender melhor as preferências e comportamentos de suas clientes. Através do uso de algoritmos de inteligência artificial e análise de dados, a empresa foi capaz de capturar e interpretar o comportamento dos usuários em tempo real. Cada interação da cliente com o site – desde visualizar um produto até finalizar uma compra – é registrada e analisada, alimentando uma base de dados robusta e dinâmica.

Ao visitar o site, as clientes são apresentadas a recomendações de produtos dinâmicos que se adaptam conforme navegam pelas páginas. Por exemplo, se alguém visualizar uma bota de couro, o sistema pode sugerir acessórios ou peças de vestuário que complementam o estilo dessa bota. Tudo com o objetivo de tornar a experiência de compra mais envolvente e relevante para o usuário.

Essa abordagem orientada por dados e tecnologicamente avançada não apenas fortaleceu a posição da Schutz como uma marca líder no mercado de moda, mas também aprimorou significativamente a satisfação do cliente e a fidelidade à marca. Ao integrar inovação digital com uma compreensão profunda das necessidades do consumidor, a Schutz estabeleceu um novo padrão de excelência no comércio eletrônico de moda, demonstrando um compromisso contínuo com a evolução e aprimoramento de seus serviços.

Algoritmos e técnicas

O HRNN (Redes Neurais Recorrentes Hierárquicas) é um algoritmo de inteligência artificial utilizado pela Arezzo para recomendar produtos às clientes com base em suas interações no site. Ele usa redes neurais para entender padrões temporais nas atividades dos usuários, como sessões de navegação. Isso permite que as recomendações de produtos sejam ajustadas em tempo real, levando em conta as interações mais recentes das clientes. Essa capacidade de adaptação é crucial devido às constantes mudanças dos hábitos dos consumidores e das tendências de moda.
Na imagem há diversos elementos abstratos representando a inteligência artificial.

Benefícios tangíveis e mensuráveis

Para medir os resultados, são utilizados testes A/B, que fornecem métricas como taxa de conversão e receita gerada pelos carrosséis de recomendação. Também são feitas análises mensais de milhões de vitrines para cada marca, buscando entender o desempenho das recomendações e seu impacto nas vendas.

Esse projeto conta com a colaboração de diversos profissionais da CWI. Entre eles há cientistas de dados, desenvolvedores, testadores e DevOps. Eles fornecem uma solução de recomendação através de um endpoint desenvolvido pela CWI, que é acessado pelos times responsáveis pelo desenvolvimento visual do site da Arezzo. Essa abordagem permite uma integração eficiente das recomendações de IA no site da Arezzo, otimizando o processo e reduzindo o tempo necessário para implementar e atualizar as recomendações.

Desafios da recomendação de produtos com IA

Um dos principais desafios enfrentados é compreender o comportamento das clientes para determinar o momento ideal de recomendar determinados produtos. Isso porque nem sempre o mesmo modelo apresenta bom desempenho ao longo do ano. Durante períodos prolongados de liquidação e promoções, ou antes do lançamento de uma nova coleção, é comum que a performance seja inferior. Isso sugere a existência de questões de interesse que não foram captadas adequadamente pela inteligência artificial. 

Semanalmente, a equipe da Arezzo realiza uma cerimônia de acompanhamento de performance, onde são analisados os resultados dos testes A/B e tendências de desempenho. Na ocasião, são definidas ações para ajustar os modelos, caso necessário.
Na imagem há uma pessoa branca, de cabelos curtos na cor loiro escuro e barba loiro escuro olhando para a tela de um notebook.

Projeções futuras

A CWI está planejando desenvolver uma plataforma interna de recomendação de produtos para a Arezzo. Isso permitirá que a companhia tenha mais controle e flexibilidade sobre o processo de recomendação, podendo ajustar e personalizar diferentes aspectos conforme necessário. A transição do Personalizer da AWS para uma plataforma interna não só proporcionará mais controle e autonomia, mas também uma redução de custos, visto que não será necessário reconstruir o sistema inteiro sempre que uma modificação for necessária.
Na imagem há nove cwisers dentro de uma sala sentados em frente a notebooks.
Na imagem há onze cwisers dentro de uma sala sentados uns ao lado dos outros.

O valor da parceria com a CWI

Na CWI, abordamos a temática da Inteligência Artificial em duas frentes principais. Na primeira, como um meio para criar novas soluções ou funcionalidades. Na segunda, como uma ferramenta para aumentar a produtividade e aprimorar a qualidade das nossas entregas.

Essa cultura dentro da engenharia de software permite que a IA seja explorada em diversos contextos e parceiros. Isso é possível devido a troca constante de conhecimento entre cwisers e clientes. Assim, experiências adquiridas em um determinado projeto ou solução pode beneficiar outros parceiros, mesmo que em setores ou áreas de atuação diferentes. Essa expertise em diversas verticais é um aspecto importante que contribui para o diferencial competitivo da CWI como parceira de IA.

Veja como estamos acelerando o desenvolvimento e entregando valor a clientes através do uso de inteligência artificial!


Tecnologias utilizadas no projeto

Para alcançarmos o resultado desejado pelo cliente neste projeto, estas foram algumas das tecnologias usadas:

  • Logotipo Amazon Personalize.

    Amazon Personalize

  • Logotipo Python.

    Python

  • Logotipo Databricks.

    Databricks

  • Logotipo AWS Glue.

    AWS Glue

  • Logotipo Amazon Kinesis.

    Amazon Kinesis

  • Logotipo Lambda.

    Lambda

  • Logotipo Amazon S3.

    Amazon S3

  • Logotipo DynamoDB.

    DynamoDB

Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo. Fachada do prédio da CWI Software na sede de São Leopoldo.

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