Ir para o conteúdo

O incentivo ao compartilhamento de conhecimento entre a equipe faz parte da cultura organizacional da CWI. Esse pilar pode ser observado em diversas iniciativas da empresa — como, por exemplo, o CWI Talks. O ciclo interno de palestras é um evento anual que apresenta uma série de conferências ministradas por integrantes do time para colegas da empresa.

São abordados diferentes temas que envolvem a Engenharia de Software e, desde 2020, as edições são totalmente on-line. Como a CWI é uma empresa que trabalha de forma híbrida e conta com colaboradores de diversos locais do Brasil, essa característica simplifica a participação de todos — inclusive de quem atua em outsourcing.

Ambiente para praticar com direito a mentoria para palestrantes

O colaborador não precisa ter prática na realização de palestras para participar do evento. Uma das propostas do Talks é justamente ser um espaço para aprimorar essa habilidade em um ambiente do qual fazem parte apenas colegas. Ou seja: antes de ir para um evento externo, como o TDC (evento no qual vários dos nossos colaboradores já palestraram, aliás), é possível praticar aqui na CWI.

E, para dar aquele up na confiança, quem tem a submissão de proposta aprovada recebe uma mentoria sobre como desenvolver uma palestra e montar uma apresentação, incluindo dicas sobre tom de voz e como falar com o público. São princípios que certamente serão úteis em outros eventos, sejam remotos ou presenciais. 
A aprovação das submissões é feita por um comitê composto por pessoas que representam as quatro disciplinas da Engenharia de Software CWI: Design, Desenvolvimento, Qualidade e Processos. O grupo conversa sobre quais conteúdos estão mais proeminentes no momento e avalia se as propostas são condizentes com a cultura da empresa.

Diversidade de perspectivas

Para cumprirmos nosso propósito de realizar entregas de alto padrão que transformam negócios, contamos com equipes multidisciplinares. Então, nada mais lógico do que contemplar essa pluralidade de conhecimentos também no CWI Talks. A seguir estão alguns dos temas recentemente abordados no evento.

  • Falhas de segurança em APIs
  • Metodologia ágil
  • Design tokens
  • iOS View Code
  • Monetização de apps Android
  • Apresentações para área de negócio
  • UX Writing
  • Continuous testing

Os colaboradores que, por algum motivo, não conseguem acompanhar o evento ao vivo podem consultar as gravações posteriormente. Os vídeos são salvos no CWI On, uma plataforma onde armazenamos os cursos, treinamentos e demais eventos que instigam a troca de experiências. O acervo fica à disposição para acesso da equipe em qualquer momento.

Compartilhamento de experiências em diferentes formatos

Além das palestras, a programação do CWI Talks inclui workshops e painéis. Dessa forma, ficam contemplados também momentos mais extensos para trocas de experiências. Confira a diferenciação a seguir.

  • Palestra: apresentação guiada por um ou mais palestrantes, com duração de 20 minutos para apresentação e cinco minutos para perguntas.
  • Workshop: hands-on, podendo ter pré-requisitos para participação, com duração definida pelos facilitadores.
  • Painel: debate em que cada participante traz o seu ponto de vista a respeito de um tema, com duração de duas horas.

Os três formatos ocorrem on-line, o que não dificulta a interação. O público tem um momento em que pode abrir a câmera e o microfone, ou se manifestar via chat, para conversar diretamente com quem estiver ministrando o evento.

Iniciativa que reflete a cultura CWI

A equipe CWI continua crescendo a cada semana e o Talks é uma oportunidade para compartilhar, com quem está chegando, de que forma atuamos e como fazemos o aprendizado circular. Isso vale, inclusive, para os bastidores que colocam o evento de pé: temos voluntários na comissão organizadora que são recém-chegados e passam a ficar diretamente em contato com esse aspecto da nossa cultura organizacional.

O CWI Talks é um espaço em que os colaboradores falam sobre o que estão fazendo e trocam ideias sobre novas tecnologias que estão aparecendo. Compartilham ideias que podem ajudar outras pessoas e apresentam conceitos que vêm facilitando o trabalho. Aqui temos o ambiente propício para treinar diferentes formatos de divulgação do conhecimento.

Se você também quer fazer parte de uma empresa de TI com esse tipo de iniciativa, venha trabalhar na CWI! ?


Foto: Compare Fibre | Unsplash

Outras publicações